Héstia
- Public Play
- 11 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2024
Foi a deusa grega do lar, da lareira, da hospitalidade e da vida doméstica. Não aparece com grande frequência nos mitos gregos, mas era irmã de Zeus. Era entendida como a personificação das fogueiras para os gregos. Foi a primeira divindade a ser homenageada em rituais públicos dos gregos.

Héstia, uma divindade venerada na religiosidade dos antigos gregos, era reconhecida como a deusa da lareira, do lar, da vida doméstica e da hospitalidade. Ela desempenhava o papel de guardiã protetora da família e da comunidade, mantendo uma forte conexão com os assuntos domésticos e sendo também a patrona daqueles que visitavam a casa de outros.
A deusa Héstia estava intimamente ligada às fogueiras, e em cada lar grego, uma pequena lareira era mantida acesa, simbolizando sua presença. Embora seja uma figura na mitologia grega, existem poucas referências a Héstia nos mitos, devido à sua concentração nos assuntos domésticos e à evitação de grandes aventuras fora dos lares. Uma menção a descreve como a filha mais velha de Cronos e Reia.